quarta-feira, 27 de março de 2013

Registros do percurso


NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO

Parcerias firmadas, objetivos definidos , era hora de traçarmos os caminhos do nosso percurso formativo .


Nos encontramos no último dia 21 para afinarmos as diretrizes do nosso projeto e falarmos um pouco sobre nossas expectativas dessa formação.



“Uma leitura escolhida pela Sandra, já nos falava do universo infantil e nos lembrava da necessidade e desejo da criança de ser considerada percebida de ter voz e escolha.”
                                  (Uma mãe é grande como uma torre)








Um megafone...
 uma sirene...
 e um binoculo.


 Talvez sejam esses também os instrumentos que esse grupo precisará levar na bagagem nesse caminho formativo .

Espaço de voz e de escuta

Era hora de pensar nas expectativas de cada um para esse espaço de formação 


Estou numa unidade nova, e sinto que meus professores tem muitas angustias. As vezes somos enxergados como salvadores da pátria, e preciso saber quem sou e onde estou neste processo. Quando veio a ideia de ter um grupo de estudo, eu pensei em parceria . Adriana.



Pra mim, é o fato de não ter tido referencias do que seja ser um CP. Minhas referencias são do trabalho como professora. Apesar da minha trajetória,as vezes me sinto como a criança do livro: no fundo da sala e sem o binóculo.
Rosane.



Fico me perguntando o que é ser Coordenador?
Minha trajetória me ensinou muito, mas me sinto especialista em tudo, sem aprofundamento em nada.
Me falta aprofundamento para além da experiência da mera ação. Constituir o projeto pedagógico em uma unidade leva tempo, e precisamos nos fortalecer na reflexão. Regina



A pergunta é: Qual é o meu papel? Mas também é o que o outro pensa em ser o meu papel! Me sinto as vezes tarefeira, me falta profissionalidade, que eu acho que as discussões com meus pares podem me dar. 
Luciana



Quando consideramos o quanto são  importantes nossas conversas nos momentos de   café nas nossas formações, isso nos da pistas do quanto a troca é importante. 
Noemi



Vivenciei a experiência de ser uma das primeiras coordenadoras de CEI em 2004, se é novo pensar no papel do CP, é mais novo pensar no papel do CP no CEI, considerando as especifidades. Os CEIs tem uma trajetória histórica, que precisa ser conhecida e compreendida quando pensamos na constituição do papel dos diferences sujeitos. Rosana



  Coordenador pedagógico - gerador de conforto ou gerenciador de conflitos?
O coordenador pedagógico ainda se confunde com os diversos papéis que esse profissional desempenhou ao longo da historia da educação:
Chefe, fiscalizador, provedor, organizador de eventos, apaziguador de conflitos, regente...
Hoje, buscamos uma identidade caracterizada pela parceria, pela profissionalização do formador, um articulador de estratégias, aquele que, por ter um olhar distanciado, pode estranhar o que parece tranqüilo e acomodado e convidar o grupo a ressignificar seu olhar e suas práticas. 
Irene

Algumas Considerações :

Nossas expectativas reafirmavam a direção dos nossos propósitos:


 Conhecer melhor esse personagem coordenador pedagógico seu papel e função dentro do contexto educativo, pensar na profissionalidade de sua ação formativa buscando o aprimoramento e a qualificação  das intervenções junto aos professores e construir os percursos possíveis para formar e formar-nos enquanto profissionais reflexivos.

Agora era hora de olhar para o percurso formativo de cada um dos grupos traçamos considerações sobre os processos formativos de cada uma das unidades para identificarmos as singularidades e generalidades dos diferentes processos vividos por cada uma de nós com seus grupos.


Podemos perceber avanços dos grupos  nas questões de princípios e concepções de criança e da educação para a primeira infância, porém sentimos falta ainda de um trabalho mais efetivo nas ações educativas com as crianças, que se reflita mais efetivamente nos planejamentos, registros e intervenções da prática do dia a dia dos professores.

Pensamos assim, que as discussões nesse grupo , poderiam buscar nos auxiliar nas ações formativas  nos fortalecendo para um apoio mais direto aos professores no planejamento de suas ações visando a qualificação dos planejamentos, ações e intervenções docentes
Esse seria o ponto de coesão das nossas propostas formativas para a formação dos grupos de cada uma das unidades.

Foco definido, mãos a obra!

Diretrizes do próximo encontro

Pensamos que uma boa pauta para o próximo encontro seja retomar as questões de concepções de desenvolvimento.
Planejamos organizar uma pauta que, ao mesmo tempo que  nos permita retomar  as teorias de desenvolvimento, primem pela discussão sobre boas estratégias formativas para repertoriar nossas abordagens de formação nas nossas unidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário